REGULAMENTO DA II FEIRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CÂMPUS SÃO FRANCISCO DO SUL
CAPÍTULO I
DO EVENTO E DOS OBJETIVOS
Art. 1º As Coordenações de Pesquisa e de Extensão do Instituto Federal Catarinense – Câmpus São Francisco do Sul, mediante Comissão Organizadora nomeada, constitui e divulga as normas para elaboração e envio de trabalhos, resumos expandidos e pôsteres, para apresentação durante o evento e publicação em anais da II Feira de Pesquisa e Extensão (FEPEX) do IFC – Câmpus São Francisco do Sul.
Art. 2º A II Feira de Pesquisa e Extensão constitui-se em um evento destinado à divulgação de trabalhos de pesquisa e extensão da comunidade acadêmica do IFC – Câmpus São Francisco do Sul, sejam eles oriundos de projetos e bolsas financiados e registrados pela instituição ou articulados às ações de ensino nos diferentes cursos oferecidos pelo câmpus.
Art. 3º São objetivos do II FEPEX:
I – Promover a interação e a troca de saberes e experiências desenvolvidos nas ações de pesquisa e extensão no âmbito do IFC – Câmpus São Francisco do Sul;
II – Divulgar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas por servidores e discentes do IFC – Câmpus São Francisco do Sul;
CAPÍTULO II
DA INSCRIÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO
Art. 4º Poderão submeter trabalhos, para fins de participação no II FEPEX:
I – os bolsistas de pesquisa e extensão do IFC – Câmpus São Francisco do Sul;
II – os discentes regularmente matriculados nos cursos da instituição;
III – os servidores docentes do quadro efetivo e temporário da instituição;
IV – os servidores técnico-administrativos da instituição;
Art. 5º Cada trabalho permitirá a inscrição de até 06 (seis) participantes, sendo 05 (cinco) bolsistas e o coordenador do respectivo projeto ou ação.
Art. 6° A inscrição dos participantes no evento será feita mediante envio dos trabalhos, resumo expandido e pôster, conforme data estabelecida no cronograma do evento (Anexo I), para o endereço eletrônico fepex@saofrancisco.ifc.edu.br.
Art. 7º Cada participante poderá inscrever-se somente em um trabalho, exceto quando acumular papel de coordenador do respectivo projeto ou ação.
Art. 8º Todos os trabalhos deverão ser submetidos no formato resumo expandido, conforme o Anexo II, e pôster, de acordo com as especificações contidas no site do evento, http://eventos.saofrancisco.ifc.edu.br/, observando as normas da Língua Portuguesa e orientações deste regulamento.
CAPÍTULO III
DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 9º Os trabalhos serão analisados por um Comitê Científico nomeado pelas coordenações de Pesquisa e de Extensão do câmpus e os resultados das avaliações serão divulgados posteriormente. O comitê emitirá um dos seguintes pareceres para os resumos expandidos e pôsteres: recomendado, recomendado com alterações e não recomendado. Os trabalhos serão avaliados considerando: aspectos formais e técnicos do trabalho; estruturação do texto que evidencie a presença dos tópicos do modelo proposto (itens 5 e 6); possibilidade de aplicação prática dos resultados obtidos; originalidade e relevância científica/tecnológica do trabalho; aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação);
Art. 10º Os resumos expandidos, bem como os pôsteres que serão apresentados durante o evento,deverão ser enviados em formato pdf para o e-mail oficial do evento(fepex@saofrancisco.ifc.edu.br), com o título Arquivos.
Parágrafo único: Os trabalhos e projetos enviados que não atenderem as especificações acima não serão avaliados e serão excluídos da seleção.
Art. 11º Todas as informações sobre divulgação e encaminhamento de trabalhos estarão disponíveis na página “Eventos” do sítio eletrônico do IFC – Câmpus São Francisco do Sul:http://eventos.saofrancisco.ifc.edu.br.A comunicação oficial com os candidatos será através do e-mail fepex@saofrancisco.ifc.edu.br.
CAPÍTULO IV
DO RESUMO EXPANDIDO E DO PÔSTER
Art. 12º O resumo expandido pode ser definido como um texto científico que apresenta as características e os resultados de um estudo acadêmico de forma mais sucinta que um artigo científico e, em geral, mais extensa que um simples resumo/asbtract. Desse modo, é uma modalidade de texto cujo objetivo é a divulgação científica mais ágil (principalmente aquelas que são disponibilizadas em anais de eventos), mas ainda assim divulgando as principais informações do estudo realizado. As normas para a confecção do resumo expandido encontram-se no Anexo I deste documento. Os resumos recomendados ao final do processo de avaliação serão publicados nos Anais do evento;
Art. 13º O pôster é uma modalidade de comunicação científica que tem como objetivo apresentar as características mais relevantes da pesquisa realizada; deverá ser confeccionado com as seguintes dimensões: 90cm (altura) x 60cm (largura). Os trabalhos recomendados deverão ser apresentados para Comitê Científico do evento em tempo e local de acordo com o cronograma e programação do evento. O modelo de pôster será disponibilizado na página oficial do evento (http://eventos.saofrancisco.ifc.edu.br)
CAPÍTULO V
DAS APRESENTAÇÕES
Art. 14º Todos os trabalhos selecionados serão apresentados na modalidade de pôster cabendo aos bolsistas e/ou autores principais a devida apresentação.
Art. 15º As apresentações dos pôsteres serão avaliadas conforme os critérios da ficha de avaliação, constante no Anexo III.
CAPÍTULO VI
DA CERTIFICAÇÃO
Art. 16º Os participantes do II FEPEX receberão certificado de participação no evento como ouvintes e os apresentadores de pôsteres como ouvintes/apresentadores.
Art. 17º Os certificados serão enviados ao setor de Extensão dos câmpus, sendo de responsabilidade dos participantes a retirada do documento.
CAPÍTULO VII
DA PREMIAÇÃO
Art. 18º Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados em duas categorias (menção honrosa e mérito científico) nas duas áreas principais de atuação do câmpus atualmente: Gestão e Tecnologias da Informação. Além disso, os trabalhos em destaque poderão ser encaminhados para representar o IFC – Câmpus São Francisco do Sul na VII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica e Interdisciplinar (MICTI), prevista para os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2014 no IFC – Câmpus Araquari.
CAPÍTULO VII
DO LOCAL DO EVENTO
Art. 19º O evento acontecerá nas dependências do IFC – Câmpus São Francisco do Sul e no Auditório do Shopping São Francisco do Sul, situados na rua Barão do Rio Branco 377, 2º andar, São Francisco do Sul (SC).
ANEXO I
CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Tabela 1: Cronograma do evento
DETALHAMENTO |
DATA |
Envio dos resumos expandidos e dos pôsteres |
Período: De 25/06/2014 até 11/08/2014 |
Divulgação parcial dos trabalhos aprovados e recomendações de alterações feitas pelo comitê do evento |
17/08/2014 |
Envio dos trabalhos alterados para o e-mail fepex@saofrancisco.ifc.edu.br |
Período: De 17/08/2014 até 24/08/2014 |
Divulgação final dos trabalhos aprovados |
31/08/2014 |
Apresentação dos trabalhos aprovados em formato pôster e avaliação (no local do evento) |
10/09/2014 |
Premiação dos trabalhos apresentados (no local do evento) |
11/09/2014 |
Tabela 2: Programação do evento
II FEPEX |
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TURNO |
HORÁRIO |
10/9 (QUARTA) |
11/9 (QUINTA) |
TARDE |
13:00 – 18:00 |
Instalação dos banners |
– |
NOITE |
19:00 – 21:00 |
Abertura: palestra do professor Joviles Trevisol |
Relatos de projetos de pesquisa, extensão e experiências de servidores do IFC – Câmpus São Francisco do Sul |
21:00 – 21:20 |
Coffee break |
Intervalo |
|
21:20 – 22:30 |
Apresentação dos pôsteres e avaliação do Comitê Científico |
Atividades culturais e premiação |
ANEXO II
MODELO DE RESUMO EXPANDIDO
-
O texto deve ter a seguinte organização: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências;
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O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, quatro laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras;
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O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5;
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A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional;
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O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras;
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Após duas linhas (espaços) do título, devem aparecer os nomes completos dos autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobre escrito para cada instituição/campus, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (instituição, campus, departamento, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice;
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A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentos e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único;
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Logo após o resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no título
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A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado;
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A seção Metodologia ou Material e Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras;
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A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. No caso de projetos não concluídos nesta seção deverão ser apresentados resultados parciais e/ou resultados esperados;
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As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas;
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A seção Conclusões ou Considerações Finais deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras;
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A seção Agradecimentos (opcional) deve expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu bolsa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro ou de infraestrutura. Não deve exceder 50 (cinquenta) palavras;
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As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da ABNT.
ANEXO III
FICHA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL/PÔSTER
Itens para avaliação |
Valor máximo |
Nota |
1. Coerência entre o tema, o(s) objetivo(s), e justificativa(s) do trabalho |
25 |
|
2. Descrição da metodologia de forma clara e objetiva |
25 |
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3. Domínio do conteúdo apresentado e adequação da linguagem |
25 |
|
4. Síntese dos resultados (parciais/finais) vinculados aos objetivos e propostas do trabalho |
25 |
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Total |
100 |